Palestras

Qual o papel da pecuária na preservação do meio ambiente?

Adilson Gastaldello, MSc

adilsongastaldello@hotmail.com

Graduado em Zootecnia pela UNIFENAS, Mestre em Agronomia pela ESALQ/USP. Já atuou nos Estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul como coordenador de projetos em pecuária. Atualmente é Supervisor do projeto Nosso Leite, do Sebrae/MT, atuando na região Amazônica e Cerrado Mato-grossense, Sócio proprietário da empresa Visão Global, que atua em pecuária de corte, junto ao SENAR/MT na região Pantanal.

http://lattes.cnpq.br/9385641774817541

A Importância dos ODS na Prática Jurídica

Profa. MSc. Adriana Ponce Coelho Cerântola

adriana@santoscerantola.com.br

Advogada, Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT-SP e especialista em Biossegurança pela UFSC. Sócia-fundadora de Santos & Cerântola Sociedade de Advogados. Atua com regularização ambiental e faz supervisão de perícia ambiental judicial e extrajudicial. Professora universitária e autora de artigos científicos.

http://lattes.cnpq.br/43535874794184

SUSTENTAREA: promovendo alimentação sustentável a todos

Aline Martins de Carvalho, PhD

aline.carvalho.usp@gmail.com

Graduada em Nutrição, mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo com estágio em pesquisa no Department of Nutrition da Harvard School of Public Health. Atualmente participa do Grupo de Estudos Epidemiológicos e Inovação em Alimentação e Saúde da FSP/USP, é coordenadora do Núcleo de Extensão da USP Sustentarea (www.fsp.usp.br/sustentarea), nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo, Posdoc na University of Michigan, e pesquisadora do Grupo de Estudos em Saúde Planetária da USP.

http://lattes.cnpq.br/2608595898848464

A Moda na Agenda 2030

Andrea dos Anjos Moreiras, MSc 

andrea@universoeco.com.br

Empresária, Mestre em Administração – Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho – Uninove. Formação em Responsabilidade Socioambiental pela Fundação Getúlio Vargas (2006) e Formação em Sustentabilidade e Moda na University of the Arts London (2018) Sua experiência profissional inclui captação de clientes e gerenciamento de projetos (grandes empresas e multinacionais) no desenvolvimento de publicações da Governança Corporativa, como Relatórios Anuais Sociais e de Sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/3981724219866000

Production, consumption and sustainability: from limitations to creativity

Prof. Dr. Alexandre de Oliveira e Aguiar

alexandre@aguiar.eng.br

Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da USP. Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Consultor, auditor, gerente de projetos e instrutor em sistemas de gestão ambiental e de segurança e saúde ocupacional. Foi docente de programas de pós-graduação strito-sensu da Uninove e professor de cursos de especialização e MBA em diversas universidades. Autor de artigos científicos e capítulos de livros em publicações nacionais e internacionais.

http://lattes.cnpq.br/8717665448862017

A Importância de Parques Urbanos para os ODS 11

Prof. MSc.  Edmilson Nazareno Brito

eredbiocl@gmail.com

Mestre em Gestão Ambiental e  Sustentabilidade – UNINOVE-SP. Especialista em Gestão de Políticas Públicas  UNIFESP e em Planejamento e Gestão de Ensino à Distância UFF-RJ.Graduado em Ciências Biológicas –USP e Pedagogia UNINOVE. Atuou na Disciplina Metodologia de Ensino de Ciências Naturais pela UNISA-SP. Professor Emérito da Rede de Ensino do Município de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/2747732467574937

Simulactión de las condiciones del planeta Marte y sustentabilidad en la Tierra

Profa. Dra. Erika Cavalcante Silva

erika.cavalcante@gmail.com

Bióloga. Mestre em Biotecnologia pela Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo (USP) (2006).  Doutora em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2011). Desenvolveu sua tese em parceria com a Universidad Autónoma de Madrid e Universidade Federal de São Carlos, no Laboratório de Ecotoxicologia. Estudou cianotoxina, agentes físicos e zooplâncton para tratamento de água. Realizou Pós-Doutorado na Universidad Autónoma de Madrid e no Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), Madrid-Espanha.

http://lattes.cnpq.br/5253872034921713

Conciliando agricultura e agroeconomia com preservação: Uma perspectiva sobre o Desenvolvimento Sustentável Brasileiro

Felipe Cozim Melges

melgesfc@gmail.com

Engenheiro ambiental graduado em 2014, atualmente cursando o Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável na University Leipzig na Alemanha. Em 2018 se vinculou ao Centro Alemão para Pesquisa Integrativa em Biodiversidade (iDiv) Halle-Jena-Leipzig no Grupo de Pesquisa em Macroecologia e Sociedade, onde atua no Projeto LUCKINet para o desenvolvimento de um banco de dados para dados subnacionais de alta resolução para cultivo, pastoreio e silvicultura. O foco da sua dissertação de mestrado é na avaliação da mudança de uso da terra no Brasil e as respectivas trocas em escala subnacional usando municípios.

https://www.idiv.de/groups_and_people/employees/details/eshow/melges_felipe.html

Mídias Sociais como Ferramenta de Transformação Socioambiental

Profa. Fernanda Joenck

contato@meioambientenapratica.com.br

Engenheira Ambiental graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Educadora Ambiental e Técnica em Meio Ambiente formada pela SENAC. Empresária, Consultora e Perita Ambiental. Sócia-Fundadora e Diretora do MAP – Meio Ambiente na Prática, uma startup de educação ambiental que oferece cursos, palestras e treinamentos para capacitação profissional, liderando um movimento com mais de 36 mil pessoas por todo o Brasil.

www.meioambientenapratica.com.br

Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Profa. Dra. Hirdan Katarina de Medeiros Costa

hirdan@usp.br

Advogada OAB/SP. Mestre em Energia e Doutora em Ciências pelo PPGE/USP. Mestre em Direito de Energia e de Recursos Naturais pela Faculdade de Direito da Universidade de Oklahoma. Pós-Doutora em Sustentabilidade pela EACH/USP. Pós-Doutora em Energia pelo IEE/USP. Vice-coordenadora do Programa de Políticas de Energia e Economia do Research Center of Gas Innovation (RCGI), Coordenadora do Projetos 21 (RCGILex.com.br) e 42 (Análise do Impacto Ambiental da Captura e Estocagem de Carbono e aspectos legais), que fazem parte do RCGI/SHELL/FAPESP/USP (www.rcgi.poli.usp.br). Autora e organizadora de diversos livros.

http://lattes.cnpq.br/2035937453943199

Projeto Comida e Cultura:  Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 2 e 12)

Juliana Benchimol, MSc

ju_furlaneto@yahoo.com.br

Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Especializada em Jornalismo científico pela UNICAMP/SP e em Sustentabilidade pela Schumacher College (Totnes, REINO UNIDO) e Mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho. Já atuou com pesquisa e como consultora de comunicação e sustentabilidade para ambos os setores público e privado (multinacional). Sua experiência profissional inclui comunicação, desenvolvimento de projetos, educação socioambiental, engajamento de partes interessadas, desenvolvimento de novas ferramentas e programas para assimilar conceitos de sustentabilidade, sócio-ecoeficiência e conservação da biodiversidade. Durante 2 anos atuou na Bioversity International nos âmbitos global e Brasil. Até 2018 trabalhou para o engajamento de Stakeholders e disseminação do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN) no Brasil. Hoje trabalha no Projeto Comida e Cultura, cujo objetivo é ensinar crianças e jovens a cozinhar e a serem mais críticos com relação ao que comem, por meio de hábitos alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis.

http://lattes.cnpq.br/5490601781645141

Innovation in Engineering and Sustainability

Luana Ianara Rubini Ruiz, MSc.

rubruiz@seas.upenn.edu

Engenheira Eletricista pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Engenharia Elétrica pela Ecole Supérieure d’Electricité. Aluna de doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Sistemas na Universidade da Pensilvânia. Foi analista associada na Mastercard Advisors Brasil.

http://lattes.cnpq.br/3403138134099493

Ciência para redução das desigualdades sociais: os desafios do Objetivo 10 da Agenda 2030 no Semiárido do Brasil

Profa. Dra. Marcia Farias

mreginafarias@hotmail.com

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ecologia Aplicada (Ambiente e Sociedade), pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2009). Pós-Doutorado em Geografia pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (2014). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

http://lattes.cnpq.br/3982283135879345

Alimentos virando vilões

Marcelo Machado

nutrimachado@hotmail.com

Nutricionista pela Universidade São Camilo e Educador Físico pela FMU, especializado em emagrecimento, ganho de massa muscular e treinamento. Pós graduando em Bodybuilding Coach (BBSFS), atua na área a mais de 20 anos como personal training e nutricionista esportivo. Vice campeão fisiculturismo NABA 2016.

www.nutrimachado.com

Uso de plantas aromáticas em produtos orgânicos e sustentáveis

Maria Solange Francos, MSc.

mariasolangef@yahoo.com.br

Bióloga pela Universidade Plesbiteriana Mackenzie, Mestre em Ciências pelo Instituto Oceanográfico da USP. Docente na área de Botânica há mais de 20 anos e atualmente iniciando projeto de Doutorado em Biodiversidade Vegetal no Instituto de Botânica de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/2254635637367467

Água potável e Saneamento

Prof. Dr. Nildo da Silva Dias

nildo@ufersa.edu.br

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2001), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo – USP/ESALq (2004) e Pós doutorado pela Universidade da Califórnia Riverside (UCR) – US Salinity Laboratory (2014). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Bolsista de Produtividade em Pesquisa – Nível 1 D. Tem experiência na área de manejo ecológico e conservação dos solos e da água, com ênfase em tecnologia sociais de convivência com o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar camponesa e educação do campo, reuso de água na agricultura, manejo e controle da salinidade na agricultura e reaproveitamento de resíduos biodegradáveis.

http://lattes.cnpq.br/1438691490740154

Florestas Plantadas e suas contribuições aos com os ODS

Pedro Fernandes de Toledo Piza, MSc.

pedrotoledopiza@gmail.com

Advogado atuante na área ambiental e de sustentabilidade em projetos de infraestrutura, energia, saneamento e mineração. Nos últimos 15 anos, trabalhou nos projetos fabris e florestais responsáveis pelo aumento de capacidade de produção de celulose/papel e base florestal, que tornou o Brasil líder mundial em produção de celulose branqueada. É também auditor ambiental pelo EARA (Reino Unido), cursou MBA na POLI-USP, e é M.Sc. pelo IPT. Autor da coluna “Setor Florestal em Questão”, na revista internacional do setor de celulose e papel e membro da ABTCP. Atua como voluntário no Conselho Jovens Empreendedores (FIESP), e como conselheiro na OSCIP Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

http://lattes.cnpq.br/9568716760940426

A importância da renda do trabalhador para a manutenção do crescimento econômico sustentável

Profa. Dra Rosangela Maria Pontili

rpontili@yahoo.com.br

Economista. Mestre em Economia Aplicada (USP/Esalq) e Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste/Campus Toledo). Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia – Nível de Mestrado – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.  Líder de Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada (GPEA) e atuante em projetos acadêmicos  que debatem e sugerem o combate à concentração de renda, a melhoria das condições de trabalho em geral, o combate à discriminação e ao trabalho infantil, bem como as políticas públicas que conduzam ao crescimento econômico sustentável.

http://lattes.cnpq.br/2484451282332686

Sistemas Agrícolas Tradicionais: agrobiodiversidade, saber, soberania, alimento e geração de renda nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira/SP.

Raquel Pasinato, MSc.

raquel@socioamboental.org

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000) e mestrado em Ecologia de Agroecossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (2003). Atualmente está cursando Especialização em Projetos sociais e Políticas Públicas pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem e Coordena o Programa Vale do Ribeira do Instituto Socioambiental, no qual dirige uma equipe multidisciplinar. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Desenvolvimento Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, planejamento e gestão territorial, populações tradicionais, políticas públicas, meio ambiente e coordenação de projetos relacionados à temática agrícola e socioeconômica

Direito à alimentação saudável, segura e a educação alimentar (ODS 2)

Profa. Renata do Val

renata_doval@yahoo.com.br

Advogada, professora, palestrante, graduanda em nutrição. Pós-graduada em Direito Público. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho. Pós-graduanda em Direito Médico e da Saúde. Autora das obras jurídicas: Corretores de Imóveis: Empregados ou Autônomos?; Manual de Iniciação do Advogado Trabalhista; Reforma Trabalhista Comentada Artigo por Artigo de Acordo com Princípios, Constituição Federal, e Tratados internacionais; Audiência Trabalhista Teoria e Prática, todas pela LTr. Membro efetivo da Comissão Especial de Direito Material do Trabalho da OABSP (2016/2018) e triênio (2019/2021). Membro efetivo da Comissão de Direito e Processo do Trabalho da subseção OAB Tatuapé.

http://lattes.cnpq.br/5990185958279452

Sistema de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres: contribuição para a sustentabilidade do Município de São Paulo.

Solange Santos Silva Sánchez, PhD.

solss@alumni.usp.br

Doutora e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-FFLCH/USP. Pós-doutorado pelo Instituto de Energia e Ambiente-IEE, Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental/PROCAM da Universidade de São Paulo. Pesquisadora Colaboradora do Projeto Temático Fapesp “Governança na Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática”. Editora executiva da Revista Ambiente & Sociedade. Autora do livro Cidadania Ambiental: novos direitos no Brasil. Ed. Annablume, São Paulo, 2ª. edição, 208 pp. Analisa de Ordenamento Territorial da Prefeitura de São Paulo. Atuou como Supervisora de Planejamento Urbano da Subprefeitura Butantã, coordenando equipe multidisciplinar responsável pela implantação de planos e projetos urbanísticos regionais. Atuou no Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, núcleo Centro Oeste, coordenando, em parceria com a Diretoria de Ensino do Butantã, grupo de trabalho com professores da rede municipal abordando temas relativos à sustentabilidade nas escolas públicas da região. Foi coordenadora da Divisão Técnica de Planejamento Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e atualmente integra a Coordenação de Planejamento Ambiental da mesma secretaria.

http://lattes.cnpq.br/2136784135129246

Mindful Eating: Consciência Alimentar Baseada em Mindfulness como Proposta Psicoeducativa de Promoção de Saúde

MSc. Taís Grespan Souza

taisgrespan@gmail.com

Psicóloga; Supervisora técnica, moderadora de grupos e palestrante na área de saúde mental e alimentação; Título de Especialista em Psicologia Hospitalar (CRP), em Transtornos Alimentares e Obesidade (FMUSP); Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP), Instrutora de Mindful Eating (Mente Aberta – UNIFESP), proprietária da Propsi Psicologia e da Alimentar SPA Mindful Eating. Atua no atendimento clínico e hospitalar de Transtornos Alimentares  e Obesidade .

Facebook – @alimentarspa

Instagran – alimentar_spa